quarta-feira, 18 de abril de 2012

TRADIÇÃO OU CONTRADIÇÃO

Um movimento que aconteceu na Cidade do México, levantou uma questão muito controversa. As touradas devem a acabar ou não ?

Uma tradição que ocorre desde 1946, com 22 escolas de toureiros e cerca de cinco mil pessoas tirando sua renda direta, ou indiretamente trabalhando nesta área. O México é considerado o berço dos toureiros, muitos espanhóis iam para o México pois não podiam treinar por serem menos de idade.

Ativistas protestam contra as touradas na Cidade do México; cidade estuda proibir as competições 

A iniciativa será levada ao plenário da Assembléia Legislativa, partidos políticos, e algumas ONG's impulsionam essa ideia. Os motivos declarados são de que, as touradas afetam os espectadores psicologicamente, principalmente crianças, criando uma certa insensibilidade em relação a outros fatores sociais.

Este movimente não é recente, desde os anos 70 que Maria Helena diretora de um zoológico combate esse espetáculo. "Sinto que os jovens hoje em dia desprezam esse tipo de espetáculo e respondem a isso com sua ausência nas touradas. É uma tradição que já tem os dias contados, vai morrer de inanição", previu.


Mas existe um contraponto que afeta as raízes do país e de quem vive do ''espetáculo''. "Vemos todos os dias na televisão, nos telejornais, nos desenhos uma violência brutal, não acho que, psicologicamente, uma criança ou um adulto se torne violento por ver uma tourada", opinou "El Juli", ou Julian Lopez toureiro espanhol que veio para cidade do México aperfeiçoar sua técnica.


E então a carnificina deve acabar ou deve-se manter a tradição de um país ? Deixe sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário