Evgeny Morozov pesquisador da Universidade de Stanford e analista da New America Foundation, criou um artigo sobre a substituição dos tradicionais jornalistas por mecanismos (softwares) que geram automaticamente: índices, estatísticas, etc. Mecanismos que vem pra facilitar o trabalho do jornalista que trabalha com um grande volume de informações diárias, e não para substitui-lo. O diferencial deste software é que ele não trabalha com números, e sim com palavras. Sim, o programa trabalha on-line buscando palavras-chave e mais procuradas em um dia, criando ao final da pesquisa um artigo, que poderia até ter uma citação com os tuítes lançados na rede. Nas palavras de Evgeny, um jornalismo de robô para robôs.
Este sistema seria capaz de trabalhar com finanças, imobiliárias, esportes. Pois são áreas que trabalham com um padrão jornalistico e quase sempre possuem estatísticas e dados matemáticos, o que facilita a funcionalidade do mecanismo. Que agora também esta em testes na área politica. Uma vértice que tende a acertar em cheio até as áreas mais estáveis do mercado, a comunicação é uma área muito volátil e especialistas de diversas áreas também podem acoplar seus estudos para criar mecanismos como este, que vem para ajudar o trabalho. O grande problema é fazer antigos museus a modificarem sua forma de pensar, e entenderem que funções como estas vem a agilizar o trabalho e consequentemente a lucrar mais. Ainda mais em um tempo onde as redes sociais são a grande febre e diversos aplicativos são conectados a ele para agilizar a interatividade do leitor ou usuário com a rede.
Evgeny Morozov é pesquisador-visitante da Universidade Stanford e analista da New America Foundation. É autor de "The Net Delusion: The Dark Side of Internet Freedom" (a ilusão da rede: o lado sombrio da liberdade na internet). Tem artigos publicados em jornais e revistas como "The New York Times", "The Wall Street Journal", " Financial Times" e "The Economist". Lançará em 2012 o livro "Silicon Democracy" (a democracia do silício).
Para ler o artigo completo clique aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário