segunda-feira, 6 de junho de 2011

PAPAI SMURF É ACUSADO DE SER RACISTA E COMUNISTA


Você esta pensando que é zueira né?! Antoine Buéno, sociólogo francês escreveu um livro "Le Petit Livre Bleu," ou, "The Little Blue Book," explanando sua semiótica sobre o desenho animado Smurfs. Ele acusa o Papai Smurf de ser comunista, cara ! eu estou começando a pensar o mesmo daquele safado! kkkkkkk  brincadeira. A matéria saiu em jornais do mundo inteiro, eu li a matéria em dois sites: The Guardian, e no The Huffington Post. Buéno fala sobre os pobres Smurfs viverem em um mundo onde todos são privados de tomar iniciativas e raramente são recompensados, suas refeições são feitas todas em uma sala comunitária onde existe um líder e raramente deixam o seu pequeno país. 


Buéno questiona, isso não nos lembra alguma coisa?! Referindo-se a Stalin e sua ideologia comunista, além de Papai Smurf vestir roupas vermelhas fazendo referência as cores do partido comunista, e Brainy o Smurf estudioso que vive com livros debaixo dos braços, fazendo uma comparação a Trotsky um intelectual marxista e revolucionário Bolchevique que foi contra Stalin durante a tomada da PCUS (Partido Comunista da União Soviética). Buéno também comenta sobre uma ideologia racista, referindo-se a Gargamel o vilão do desenho que tem uma grande semelhança a um judeu deixando no ar uma semelhança com os anti semitas. E pra completar tem a história dos Black Smurfs a primeira versão do desenho em francês de publicado em 1963 por Peyo o criador do desenho, existe uma história de que quando picados por uma mosca a pele dos smurfs se torna negra e ficam incapacitados de falar e perdem capacidade de raciocínio, deixando um tom de colonização. Será uma viajem na maquina da pira eterna ?! ou alguma coisa de tudo isso  faz sentido?

Fãns do desenho imediatamente ficaram revoltados, dizendo que Antoine estava acabando com a infância de milhares de crianças, e acabando com a fantasia do desenho. Mas Antoine acredita que essa emoção natural das respostas transmitida através do desenho, acaba afetando a forma da criança crescer e analisar o mundo.

Em resposta falou o filho de Peyo o criador do desenho animado, dizendo que as acusações grotescas e não são sérias, disse também, que seu pai nunca se interessou por política e quando havia eleições pedia a sua esposa em quem deveria votar, completou falando que toda essa situação não é pra ser levada a sério, contanto que ele não atacasse seu pai.

Pois é, os jornais conseguem dar uma boa amenizada nas situações, mas a questão ficou no ar. Eu não posso comentar sobre ambos, nem sobre o livro, pois não li eo desenho pois não sou muito fã Smurfs prefiro The Family Guy ( ou Uma Família da Pesada) faz mais meu estilo. Mas eu me pergunto quantos possíveis remanescentes de líderes políticos, ditadores e extremistas não estão por ai a solta ? e com uma capacidade inimaginável de tocar a sociedade.Não, não nesse sentido de tocar !  Fica ai a questão !

Quem quiser ler as notícias por completo estão aí os links:

Um comentário: